Home » Secções » Florestal

Florestal

Entrevista com António J. D. S. Dias, Presidente do Conselho de Administração

Entrevista com António J. D. S. Dias, Presidente do Conselho de Administração - www.coopvnc.pt

Apresente – nos o novo serviço a ser implementado, brevemente, pela Cooperativa Social e Agro – Florestal de Vila Nova do Ceira, CRL?

A Unidade de Gestão Florestal de Vila Nova do Ceira (UGF) é um projeto que visa a melhoria da gestão dos espaços florestais e agrícola, o qual permitirá promover a gestão profissional através do ordenamento e cooperativismo com a participação dos privados e contribuir para o interesse público.

 

Quais as vantagens e os benefícios da UGF, para os proprietários de propriedades florestais, na freguesia de Vila Nova do Ceira?

Com a adesão à UGF de Vila Nova do Ceira, os proprietários têm benefícios de natureza económica, fiscal e na gestão coletiva e educação ambiental.

No que respeita às vantagens, os proprietários recebem gratuitamente com a adesão a Certificação da Propriedade, Georreferenciação dos Prédios Rústicos e uma Maior Segurança da sua Propriedade em Relação aos Fogos.

 

Para além das vantagens no setor florestal, a UGF é transversal a outros setores, como por exemplo o Turismo?

Sim. Para além da floresta vários setores saem beneficiados, sendo o Turismo, o setor a seguir à floresta, o mais beneficiado. A ordenação da floresta e do respetivo território embeleza as paisagens que atraem os turistas que procuram o descanso, os aromas da flora e as tradições que ainda permanecem no interior do país. Também pode ser um contributo para fixar mais pessoas no nosso concelho que tem vindo a perde população significativa nos últimos anos.

 

Em que medida a UGF faz frente aos fogos, que não têm deixado os habitantes da freguesia em descanso, principalmente nos últimos anos?

O objetivo é criar uma uniformização da nossa floresta resultante de estudos e procedimentos técnicos que não ficam só pela produção de madeira de qualidade mas também criar infraestruturas e acessibilidades a essa mesma floresta. A estas intervenções, se juntarmos a limpeza programada, possibilita-nos fazer frente aos fogos e se possível travá-los quando se aproximarem do nosso território.

 

Considera que a UGF é amiga do ambiente?

Sim. A plantação planeada com assessoria técnica, a diversidade das espécies a plantar, a limpeza programada da floresta e outros procedimentos a aplicar beneficiarão o ecossistema.

 

Em que medida é que a UGF pode permitir uma valorização da madeira,em futuros cortes, nas propriedades florestais que vierem a aderir a este novo projeto?

No futuro, a única madeira que permitirá obter rentabilidade no corte, é aquela que é plantada em propriedades certificadas. Tudo o que crescerá de forma espontânea ou sem acompanhamento técnico não terá qualquer procura por parte dos compradores, nomeadamente, as fábricas de celulose.

Com a implementação da UGF, possibilita – nos obter um volume maior de madeira devido à conjugação das várias técnicas e tarefas a desenvolver durante gestão da mesma.

 

Espera encontrardificuldades na implementação da UGF e,se sim, quais serão?

Em qualquer implementação de um projeto, surgem obstáculos e este não foge à regra.

A localização dos proprietários e a delimitação de algumas propriedades poderão constituir as maiores dificuldades. Mas, para isso, construímos uma estratégia de marketing para difundir informação para que os proprietários de propriedades florestais em Vila Nova do Ceira não venham a ter qualquer dúvida. Depois da adesão, teremos uma equipa de técnicos para os levantamentos cartográficos de maneira a agilizar todo o processo.

Em todo este projeto, para o desenvolvimento da freguesia, contamos com a colaboração de todos, para além dos proprietários e residentes, não podemos esquecer-nos da preciosa ajuda da Junta de Freguesia de Vila Nova do Ceira.

Não temos muito tempo a perder. A esperança de melhorar a floresta na nossa freguesia e possibilitar melhores rendimentos aos nossos conterrâneos constitui a nossa motivação.

 

Por último, diga – nos como aderir à UGF de Vila Nova do Ceira?

Os proprietários dos prédios rústicos de Vila Nova do Ceira deverão deslocar – se à sede da Entidade Gestora - Cooperativa Social e Agro - Florestal de Vila Nova do Ceira. Para facilitar os proprietários dos prédios florestais que vivem fora da nossa freguesia e queiram agendar um atendimento ficam aqui os nossos contactos:

Cooperativa Social e Agro - Florestal de Vila Nova do Ceira

Largo da Igreja, 22    

3030 – 460 Vila Nova do Ceira

Tel: 235 770170        

Telem: 917642589

Website: www.coopvnc.pt

E-mail: ugf@coopvnc.pt

Facebook: http:/www.coopvnc.pt/